O IGEN – Instituto de Imunogenética acaba de se tornar o primeiro laboratório brasileiro a obter a acreditação da Federação Europeia de Imunogenética (EFI) e o único laboratório brasileiro detentor de acreditação internacional para a realização de exames de compatibilidade imunológica (histocompatibilidade) tanto para transplantes de medula óssea como de órgãos sólidos.
Criado em 2.000, o IGEN integra a AFIP – Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa, uma instituição privada, filantrópica e sem fins lucrativos, fundada nos anos 1970 por médicos, pesquisadores e professores. Além de realizar exames para transplantes, o IGEN é um núcleo gerador e difusor de conhecimento sobre Histocompatibilidade, Imunogenética e Imunologia dos Transplantes, com relevância nacional e internacional.
A maior parte dos exames realizados no IGEN é para pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde. “A acreditação da EFI é mais uma demonstração que atendemos os pacientes do SUS com o que há de melhor no mundo”, afirma a médica Maria Gerbase de Lima, diretora da entidade.
Além da acreditação da EFI, o IGEN é acreditado pela ABHI – Associação Brasileira de Histocompatibilidade e Imunogenética e participa dos programas de Proficiência em Testes de Histocompatibilidade da ABHI e da ASHI – Sociedade Americana de Histocompatibilidade e Imunogenética.
Exames para Transplante de Rim
O IGEN realiza exames para transplantes tanto com doador vivo como falecido. É responsável por exames periódicos em mais de 10.700 pacientes que estão em lista de espera para transplante com doador falecido. Este número representa aproximadamente 39% do total de paciente em lista no Brasil (27.613 em dezembro 2021) e 76% dos em lista no Estado de São Paulo (14.028 em dezembro 2021).
Dentre os transplantes de rim realizados em 2021, o IGEN realizou os exames de histocompatibilidade para mais de 25% dos 4.750 transplantes renais realizados no Brasil e para mais de 60% dos 1.733 transplantes no Estado de São Paulo, conforme revelam dados do Registro Brasileiro de Transplantes. O atendimento para exames para transplantes de rim é ininterrupto: 24 horas dos sete dias da semana. A principal equipe de transplante renal atendida pelo IGEN é a do Hospital do Rim, em São Paulo.
Exames para Transplante de Medula Óssea
O laboratório realiza exames para transplantes de medula óssea, tanto com doador aparentado como não aparentado e atende a várias equipes de transplante. A acreditação da EFI vai permitir ao IGEN realizar exames para transplantes de medula óssea em hospitais certificados pela FACT – Fundação para a Acreditação de Terapia Celular, que exige que todos os prestadores de serviço ao centro transplantador sejam certificados por entidade de âmbito internacional. A certificação da EFI vai também habilitar o IGEN a realizar exames em doadores do REDOME – Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea para transplante em receptores de outros países que encontraram um possível doador no REDOME.